Leitura: História da sua vida e outros contos

  • 17 de Setembro de 2018
  • Em Leitura

Nesta semana li o incrível "História da sua vida e outros contos" de Ted Chiang. O livro estava na fila desde que eu assisti o filme A Chegada, mas só agora consegui abrir espaço para a leitura. O filme é uma ótima ficção cientifica que recomendo a qualquer um assistir.

Já o livro é composto de 8 contos de ficção cientifica independentes, ou seja, cada conto tem seu próprio universo e personagens. Gostei muito dos contos “A torre da Babilônia”, onde acompanhamos um minerador que foi convocado para escavar a abóboda do céu que foi alcançada com o fim da construção da torre de Babel, extremamente bem escrito e com um ótimo plot twist.

Outro conto que gostei muito foi “Gostando do que vê: um documentário” um conto organizado como um coleção de entrevistas sobre um terapia que consegue desligar a capacidade das pessoas de observar a beleza física. Um grupo que quer combater a discriminação pela aparência quer obrigar a todos a adotar está terapia dentro de um campus da universidade, já outro grupo é contra por acreditar que a liberdade está na escolha. No meio disto tudo existem os aproveitadores, que desejam tirar vantagem em uma posição ou outra. Um ótimo exemplo de como da ficção cientifica pode ser utilizado para discutir problemas sociais da atualidade.

Existem outros contos legais no livro, tais como “História da sua vida” que é o conto que deu origem ao filme A Chegada, e o conto “Entenda”. Como um todo recomendo a leitura do livro, que como toda boa ficção fala de pessoas e seus relacionamentos e visão de mundo.

Para quem não sabe Ted Chiang é formado em Ciências da Computação e trabalha como redator técnico de informática e mora em Seattle, nos Estados Unidos. Ele já foi agraciado com diversos prêmios de destaque, dentre eles Nebula, Hugo e Locus.